O Dr. Julio Elito Jr. iniciou suas atividades no consultório em 1994. Desde então vem se aperfeiçoando dia-a-dia com o objetivo de oferecer um melhor atendimento.

Ele se pauta na frase de Carl Schultz: “Os ideais são como as estrelas; estão fora do nosso alcance, porém, do mesmo modo que o navegante se guia pelos astros, podemos guiar-nos pelo ideal para chegar ao nosso destino”. Procurando seguir seus ideais desde a sua formação muitos dos seus sonhos se tornaram realidade.
clique na imagem para ampliar  
Formou-se em Medicina em 1989 pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Realizou residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na UNIFESP no período de fevereiro de 1990 a fevereiro de 1993. Obteve o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia em 1992. Obteve o certificado para habilitação em Laparoscopia em 1992. Foi preceptor dos Residentes da UNIFESP em Ginecologia em 1994. Realizou tese de Mestrado em 1995 e tese de Doutorado em 1997.

Estas Teses foram pioneiras em nosso meio. A gravidez ectópica ou tubária (trompas) até então eram tratadas unicamente pela cirurgia. Com sua pesquisa conseguiu demonstrar que em alguns casos a cirurgia poderia ser evitada. Desta forma, o tratamento da gravidez ectópica até então cirúrgico passou à partir desta pesquisa a ser um tratamento clínico. As pesquisas desenvolvidas neste tema o transformaram em referência sobre este assunto com vários artigos médicos publicados em importantes revistas médicas nacionais e internacionais, além de diversos capítulos de livros. Desde então, tem sido convidado para dar conferências sobre este tema nos mais importantes Congressos da Especialidade.

Após concurso Público Federal conquistou o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Janeiro de 2006. Após a disputa pela cátedra assumiu várias funções no Departamento de Obstetrícia da UNIFESP-EPM. Atualmente é o Coordenador do Pronto Socorro de Obstetrícia do Hospital São Paulo (UNIFESP). Coordenador da Residência Médica de Obstetrícia da UNIFESP. Como Coordenador da Residência Médica instituiu intercâmbio internacional com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal) com a possibilidade do residente estagiar 1 mês neste serviço e abrir os seus horizontes. É o Chefe do Setor de Videolaparoscopia do Departamento de Obstétrica da UNIFESP realizando cirurgias minimamente invasivas para tratamento da Gravidez Ectópica e para realização da Esterilização Feminina (Laqueadura Tubária). É o Responsável pelo Ambulatório de gravidez ectópica e gravidez de gêmeos da UNIFESP. Sendo que nestes dois tópicos escreveu diversos capítulos de livros e artigos médicos, pré-requisitos importantes para assumir a Chefia destes dois Ambulatórios na UNIFESP.

Após realizar a tese de mestrado e de doutorado, começou a orientar outros pesquisadores tendo formado vários mestres e doutores, sendo que alguns deles também tornaram-se professores. As teses que realizou e orientou foram publicadas em mais de 120 artigos científicos de revistas médicas nacionais e internacionais e em Congressos no Brasil e no Exterior. Estas pesquisas estão relacionadas ao tratamento clínico da gravidez ectópica, a busca de exames para o diagnóstico precoce da gravidez ectópica e pesquisa de alteraçoes genéticas (estudando o genoma humano).Neste ponto da sua carreira universitária foi estimulado pelos seus colegas da Universidade a prestar o concurso para Professor Livre Docente. Este concurso é considerado por muitos como o mais difícil da carreira acadêmica. Para prestá-lo é necessário preencher diversos pré-requisitos. Desta forma, a Livre-Docência é considerada o estágio mais elevado da carreira universitária que se pode atingir apenas por competência, independente da disponibilidade de vagas na carreira funcional. O concurso é constituído por 5 provas. Entre elas, a prova escrita onde é sorteado um ponto dentre 20 e o candidato deve escrever por 4 horas sobre o tema e depois realiza a leitura desta prova para banca examinadora. A prova prática onde também é sorteado um caso de um paciente internado no Hospital para que seja realizado o diagnóstico e discutido com a banca os diversos aspectos do caso. A prova didática é constituída por uma aula em nível de pós-graduação com duração de 45 a 60 minutos onde o candidato deve demonstrar toda a sua vivência no ensino e na pesquisa. Outra prova é uma aula apresentando a linha de pesquisa e por fim a argüição do memorial onde se avalia toda a carreira universitária do candidato. Realizar este concurso é um desafio muito grande. Mas felizmente o Dr. Julio foi aprovado Professor Livre Docente do Departamento de Obstetrícia da UNIFESP nos dias 21 e 22 de outubro pela banca examinadora.

Fez especialização no exterior na Cleveland Clinic Foundation na área de Videolaparoscopia e Infertilidade entre 1999 e 2000. Este estágio no exterior foi de grande importância, pois acompanhou e participou de diversas cirurgias minimamente invasivas como a Videolaparoscopia e Videohisteroscopia. Acompanhou também todas as atividades do setor de Reprodução Humana na Cleveland Clinic Foundation. No retorno ao Brasil trouxe todo expertise adquirido com estas técnicas cirúrgicas e no tratamento da infertilidade.

Obteve o Título de Especialista em Reprodução Humana em 2008. Ajudar os casais com dificuldade para engravidar sempre foi sua meta. Desde o estágio no exterior na Cleveland Clinic Fondation em 2000 atua nesta área da infertilidade. Com o objetivo de se aperfeiçoar mais nesta área que a cada dia apresenta inovações realizou Curso de Pós Graduação Lato-Sensu no período de 1 ano em 2008, tendo desenvolvido uma pesquisa apresentada na conclusão do curso que foi publicada e apresentada em vários Congressos como o Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia da FIGO em 2009.

Foi eleito 1º secretário da Associação Paulista de Obstetrícia e Ginecologia (SOGESP) em 2007. Esta Associação realiza anualmente o Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia que tem por objetivo ajudar na atualização dos profissionais da área. Para se ter idéia da importância deste Congresso a média de inscritos é de 6000 a 7000 congressistas provenientes de todo Estado de São Paulo, de outros Estados do Brasil e da América Latina.

É responsável pela equipe de Retaguarda do Pronto Atendimento de Ginecologia do Hospital Sírio Libanês. Também atua em outros Hospitais como o Hospital Albert Einstein, Hospital São Luiz e Hospital Santa Catarina.

Juntamente a sua dedicação no seu aperfeiçoamento sempre procurou aprimorar a qualidade do atendimento em sua Clínica. Para isso não mediu esforços para manter padrões de excelência, realizando investimentos contínuos em equipamentos e melhorias na estrutura.

O consultório oferece exames de Ultrassonografia para acompanhamento ginecológico, obstétrico ou nos tratamentos de infertilidade. A estrutura da Clínica propicia o atendimento global da gestante com equipe de nutricionista, sala de fisioterapia e enfermeira obstétrica.

Quando o Dr. Julio abraçou a especialidade sabia das diversas angústias e dificuldades emocionais que acompanham as pacientes gestantes, ou com doença ginecológica ou os casais com infertilidade. A experiência adquirida em todos estes anos o preparou para poder ajudar de forma humana e acolhedora frente estas adversidades. A etimologia da palavra Obstetrícia provém do latim “Obstare” que significa “estar ao lado”. A sua missão e objetivo ao escolher a especialidade é de poder acompanhar e ficar sempre ao lado das pacientes nos momentos de alegrias e também nos períodos mais difíceis.
Para acessar seu Currículo Lattes, clique aqui.




home | clínica | dr. julio elito | equipe | especialidades | localização | fale conosco
Rua Barata Ribeiro, 490 cj. 101 - Bela Vista - SP - CEP: 01308-000 - Tel.: (11) 3123-5626/ 3123-5640 - Email: atendimento@julioelito.com.br
© Copyright 2010 - CLÍNICA PROF. DR. JULIO ELITO JR - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: ZonaDigital