A camisinha é o método anticoncepcional da atualidade, pois oferece, se usado corretamente, efetiva proteção contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis; ainda, se houver rotura do Condom, existe a pílula de emergência, também chamada pílula do dia seguinte (1 comprimido por via oral a cada 12 horas - só 2 comprimidos, que devem ser tomados dentro das próximas 72 horas), Cuja eficácia para prevenir gravidez é maior quanto mais cedo for administrada.
No entanto, o Condom apresenta desvantagens: interfere na dinâmica do coito, necessita motivação constante e pode haver alergia (em qualquer um dos parceiros) pelo látex ou lubrificante.
Como o uso correto do Condom necessita disciplina constante, são relatados índices de falhas maiores em adolescentes. O Condom feminino, quando bem usado, é igualmente eficaz na proteção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis e pode ser uma alternativa ao uso do Condom masculino. Também tem desvantagens: interfere no coito, requer motivação constante, é mais caro, há necessidade de manipulação dos genitais, pode haver dificuldade na colocação e faz barulho durante o coito.