Perguntas Frequentes na Gravidez
Atraso menstrual, dores nas mamas e náuseas.
Evitar ganho de peso exagerado, fazer uma boa hidratação da pele com cremes hidratantes.
Sim, é muito freqüente. A vagina fica mais vascularizada e ocorre uma secreção esbranquiçada. Quando esta secreção fica diferente com coceira ou odor o médico deve ser informado.
O ideal é não fazer refeições fortes e depois deitar. A gestante deve comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades.
O ácido fólico previne uma malformação da coluna chamada mielomeningocele. Portanto, numa gravidez planejada o ideal é iniciar o ácido fólico de 2 a 3 meses antes de engravidar e continuar tomando até completar o 3º mês de gestação.
Sim, o exercício físico e muito importante. Não é recomendado nas gestações com risco de abortamento, trabalho de parto prematuro, bolsa reta e sangramento vaginal. O exercício ideal é aquele sem impacto, aeróbico e sem transpiração excessiva. Hidroginástica é uma opção.
Não deve ser realizados. O couro cabeludo é muito vascularizado e absorve as substâncias químicas utilizadas e isto não é bom para o bebê.
Sim, durante todo o período da gestação. O casal deve respeitar os seus desejos e algumas mudanças podem ocorrer. O diálogo é muito importante neste período, pois nesta fase o medo e a insegurança podem interferir atrapalhando a intimidade do casal.
O álcool e o cigarro devem ser evitados. A ingestão de álcool pode levar a síndrome alcoólica do bebê com retardo mental. E o cigarro é nocivo fazendo a placenta amadurecer mais rápido, propiciando bebês menores e com maiores riscos.
Pode ser por predisposição genética ou devido ao ganho de peso excessivo. Desta forma, a gestante deve ter cuidado com o ganho de peso e deve fazer os exames de glicemia durante o pré-natal.
Alguma condição materna desfavorável como:: Hipertensão, Diabetes, entre outras; ou alguma doença específica da gravidez como: placenta baixa, pouco líquido amniótico; ou algum problema com o bebê.
Pode e deve ser feito o tratamento dentário durante a gravidez. Alguns problemas dentários não tratados poder ser causa de parto prematuro. O Raio X pode ser feito com avental de proteção e deve ser evitado no 1º trimestre da gravidez.
Sangramento, dor em cólicas e perda de líquido amniótico. A presença de um destes sintomas justifica a gestante procurar o atendimento médico no hospital.
As viagens de avião podem ser realizadas preferencialmente até a 34º semana de gestação.
É muito rara a transmissão da toxoplasmose pelo gato. Através das fezes do gato é que se transmite a doença. Deve se tomar cuidado com a higiene nos casos de animais de estimação.
A partir da 20ª - 22ª semana, ou seja, na metade da gravidez.
Não existe contra-indicação para a gestante até o final da gravidez. Sempre utilizando o cinto de segurança de forma adequada, e no final a partir da 38ª semana evitar percursos longos e dirigir sempre com acompanhante.
O ideal é que o ganho de peso fique entre 9 e 12 Kg.
Pode ser sinal de Pré-elâmpsia e isso acontece devido o inchaço com retenção de líquido.
Não existe regra depende da condição da gestante. Quem está muito bem pode trabalhar até o final para aproveitar o período de licença maternidade para ficar com o bebê. Caso a gravidez esteja trazendo limitações pode sair antes entre 37ª e 38ª semanas da gestação.
É muito difícil. A maioria das vezes tentamos o parto normal e caso surja alguma intercorrência durante o trabalho de parto, realizamos a cesárea. Em alguns casos em que existe risco para o parto normal como dores e cesáreas anteriores, existe indicação de repetir a cesárea.
O melhor é aquele que bebê nasça bem e a mãe esteja saudável. O parto normal como o próprio nome diz é a via preferencial e norma de parto.
Realizando um bom pré-natal. Tirando todas as dúvidas com o obstetra. Sentindo-se segura com a equipe.
O principal sinal são as contrações uterinas, que é o momento que a gestante sente cólica e nota que o útero endurece. O ritmo é de 2 contrações a cada 10 minutos ou 12 contrações em 1 hora. Outro sinal é quando a bolsa rompe com a saída do líquido amniótico, que em geral molha as vestes e escorre pelas pernas. Outro sinal é o sangramento genital que pode ser indício de que o colo está dilatando ou que alguma intercorrência está acontecendo.
Perguntas Frequentes Ginecológicas
O período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual. Se o ciclo é de 28 dias, o período fértil provável seria no 14º dia do ciclo.
Existem 2 modelos: o de cobre (TCU388) e o que contém progesterona que é o Mirena.
Após o final da menstruação deitada, palpando o seio com a mão contra a caixa torácica.
Paciente com histórico de câncer de mama na família deve iniciar com 35 anos, caso não tenha antecedente iniciar aos 40 anos. Deve ser feita 1 vez por ano.
A pílula anticoncepcional deve ser iniciada após consulta ginecológica em que se descarta as contra indicações para o seu uso como: hipertensão, doenças hepáticas, risco de trombose, entre outras.
Caso esqueça tomar assim que lembrar e se passou de 12 horas a eficácia da anticoncepção é questionável e deve ser usado algum outro método com preservativo até o final desta cartela.
Sim podem diminuir a eficácia, pois a absorção da pílula no trato gastrointestinal pode ser reduzida.
Não deve ser usada com frequência. Por isso é chamada de anticoncepção de emergência, ou seja, apenas em situações excepcionais.
Caso a mulher esteja adaptada ao método ela pode usar por período prolongado. É preferível manter o método do que trocar a pílula periodicamente.
Os exercícios físicos e alimentação adequada podem melhorar a TPM. As cólicas menstruais podem melhorar com anti-inflamatórios.
No período é menstrual é muito difícil engravidar. Algumas vezes no período de ovulação a mulher pode ter um pequeno sangramento e confundir com menstruação e aí existe possibilidade de engravidar.