É uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, protozoário que se reproduz no intestino dos gatos. A transmissão acontece pelo contato com as fezes dos animais (gatos) infectados, mas também pode ocorrer por meio de substâncias e alimentos contaminados por ela (por exemplo verduras e frutas mal lavadas ou carne crua).
Como afetam o bebê: se a mãe for infectada no primeiro trimestre, a criança pode em alguns casos desenvolver complicações sérias. Após o quarto mês, é comum o bebê adquirir a doença, mas raramente desenvolve outras complicações e, no nascimento não apresenta sintomas.
Diagnóstico: o exame de sangue para detectar anticorpos contra a toxoplasmose é feito no início da gestação. Se der negativo a grávida deve repetir o teste no segundo e no terceiro trimestre.
Tratamento: é controverso tratar a doença na grávida, mas é consenso o tratamento do recém-nascido com toxoplasmose congênita para evitar a ocorrência mais tarde de uma inflamação ocular que leve à cegueira.
Prevenção: lave e descasque frutas, use luvas para manusear terra e carne crua, só consuma ovos e carnes bem cozidos e se tem gatos transfira os cuidados do bichano para outra pessoa.