A mulher pode sentir-se mais incomodada pelo tamanho e peso do útero.
A coluna vertebral curva-se para frente, as articulações pélvicas começam a relaxar para permitir a passagem do bebê no nascimento.
Aumenta o apetite e se a futura mamãe não se cuidar pode engordar demais. Podem surgir vontades estranhas e desejos. Com o aumento do peso, ocorrem dores nos pés e pernas. É aconselhável descansar com os membros elevados e usar sapatos confortáveis.
O útero está acima da linha do umbigo. Há um aumento do volume do sangue, à custa de plasma, o que pode causar uma diluição do sangue e uma falsa anemia. Neste momento, o médico pode solicitar exames de controle.
É comum a queixa de que a barriga fica dura e que há uma sensação estranha. São as contrações de Braxton Hicks (contrações indolores), que preparam o útero para o parto normal.
BEBÊ
Na 21º semana, quase todos os sentidos funcionam. O bebê chora e ensaia um meio sorriso. Paladar, tato e olfato estão desenvolvidos. Distingue claro e escuro. A audição está totalmente pronta e as vozes que ele ouve vão habituá-lo à língua. O sistema digestivo permite engolir o líquido amniótico. Os membros estão com força maior. Os períodos de cochilos e sono se alternam com os de atividade.
Começam a aparecer as unhas e a pele é bem rosada. Há presença de bastante vernix, pêlos e sobrancelhas. A pele é enrugada. Nessa época, o peso do bebê oscila em 300g. O seu comprimento é de 26 cm aproximadamente.