Obstetrícia / Descolamento Prematuro de Placenta

Descolamento Prematuro de Placenta

O descolamento prematuro de placenta é a separação inopinada, intempestiva e prematura da placenta após a 20ª-22º semana de gestação. As causas podem ser traumáticas (excepcionais e representam apenas 1% dos casos) ou não traumáticas ressaltamos os estados hipertensivos, isto é, hipertensão crônica ou mesmo a pré-eclâmpsia presentes em 75% das vezes.

As principais queixas das pacientes são: sangramento, dor, útero endurecido e comprometimento hemodinâmico, podendo levar a choque hemorrágico, às vezes incompatível com o grau de sangramento visível pela vagina, pois o sangue pode ficar acumulado atrás da placenta ou dentro da bolsa das águas.

Nos casos graves e não atendidos prontamente, pode haver comprometimento da vida do bebê e risco importante para a saúde da mãe.

O tratamento consiste em primeiro corrigir a volemia materna com infusão de líquidos pela veia e transfusão de sangue, com a interrupção da gravidez o mais breve possível.

Estando o feto vivo, esta medida deve ser imediata, pois a demora poderá determinar o óbito fetal.

Em caso de feto morto, a demora poderá determinar maior perda de sangue e associar complicações de coagulação para a mãe.

Portanto, nos casos de feto morto podemos aguardar a evolução para o parto normal por um período certo de tempo sempre vigilando as condições de anemia e distúrbios de coagulação.



home | clínica | dr. julio elito | equipe | especialidades | localização | fale conosco
Rua Barata Ribeiro, 490 cj. 101 - Bela Vista - SP - CEP: 01308-000 - Tel.: (11) 3123-5626/ 3123-5640 - Email: atendimento@julioelito.com.br
© Copyright 2010 - CLÍNICA PROF. DR. JULIO ELITO JR - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: ZonaDigital