A mulher pode sentir-se mais incomodada pelo tamanho e peso do útero.
A coluna vertebral curva-se para frente, as articulações pélvicas começam a relaxar para permitir a passagem do bebê no nascimento.
Aumenta o apetite e se a futura mamãe não se cuidar pode engordar demais. Podem surgir vontades estranhas e desejos. Com o aumento do peso, ocorrem dores nos pés e pernas. É aconselhável descansar com os membros elevados e usar sapatos confortáveis.
O útero está acima da linha do umbigo. Há um aumento do volume do sangue, à custa de plasma, o que pode causar uma diluição do sangue e uma falsa anemia. Neste momento, o médico pode solicitar exames de controle.
É comum a queixa de que a barriga fica dura e que há uma sensação estranha. São as contrações de Braxton Hicks (contrações indolores), que preparam o útero para o parto normal.
BEBÊ
Na 24º semana, o feto é uma miniatura dele mesmo. Tem tudo definido e como está cada vez mais gordo, seus movimentos já não são tão amplos. As suas brincadeiras continuam no seu mundo restrito. Tudo que você sentir que possa levar estresse ele sentirá (um susto, por exemplo) e se a mãe está feliz ou triste, parece que também é percebido pelo bebê. Seu peso é de aproximadamente 540g e seu comprimento, 31,5cm.