Vale lembrar que não são só medicamentos que ajudam nesta fase da vida. Uma vez que a natureza desde que o mundo é mundo, toda mulher ao chegar por volta dos 50 anos entra na menopausa e se isto é um evento natural e universal, não é justificado o tratamento para todas as mulheres. Alguns aspectos piscológicos estão envolvidos nesta fase de transição.
É a época em que os filhos se casam ou saem de casa para estudar, chama de fase de ninho vazio. Neste momento os relacionamentos que se mantinham para não estragar a vida dos filhos, em geral acabam e pode ocorrer a separação do casal. A mulher sem todas as obrigações que sempre teve fica voltada para si mesma e nesta introspecção pode se sentir frustada por não ter realizado os seus sonhos que ficaram para segundo plano em prol de sua família.
Elaborar tudo isso na cabeça não é fácil. A mulher precisa se abrir, conversar sobre sua angústias e ansiedade. As que não conseguem melhorar podem se beneficiar fazendo uma terapia com psicólogo ou psiquiatra. Muitas mulheres tem resistência e receio de fazer terapia, acham que isso é coisa para louco. Mas as que aceitam fazer, se sentem bem melhores, com nova força e cheia de desejos, porque a vida é aqui e agora vai ajudar a se sentir mulher.