Obstetrícia / Planejando a Gravidez

Planejando a Gravidez



Qual a importância de Planejar a Gravidez?

A gravidez deve ser entendida em seus 3 aspectos principais, ou seja: social, psíquico e biológico. Em qualquer destes 3 campos, sua ocorrência não planejada, pode, em alguns casos, trazer transtornos. Não quer dizer que quando a gravidez ocorre inesperadamente, ela seja obrigatoriamente acompanhada de problemas, mas seu planejamento, seguramente, minimiza essas possibilidades.

No campo social, é a chegada de um filho, que irá necessitar de carinho, amor, atenção e inclusive meios de subsistência para que possa ter um mínimo de condições de saúde, alimentação e educação. Não é somente um filho que desponta de uma gravidez, mas também uma mãe, um pai, avós e irmãos. Preparar-se para ela implica em se ter, principalmente no caso da mulher, a maturidade para ser mãe.

Este ser mãe, revolve todo o psiquismo da mulher, que dentro da normalidade pode ser administrável, porém, uma gestação inesperada, independentemente de ser desejada ou não, poderá determinar alterações de natureza emocional que demandariam suporte terapêutico, o que na prática nem sempre é factível, surgindo crises, às vezes pouco resolvidas.

Do ponto de vista biológico, estritamente médico, planejar implica em colocar a mulher em plenas condições , ou pelo menos, nas melhores condições físicas e de saúde, para garantir uma gestação saudável, com maiores chances de ter um recém-nascido com boa saúde e perfeito.

Existe alguma coisa que deve ser feita antes de se tentar engravidar?

Do ponto de vista médico, chama-se planejamento pré-concepcional. Nesta avaliação, o médico deverá conversar com a mulher e pela história pessoal e familiar, os hábitos, o padrão menstrual e suas experiências obstétricas anteriores, poderá traçar um panorama de riscos gestacionais, complementado pelo exame clínico e pelos exames complementares (laboratoriais e ultra-sonográficos), bem como a investigação de doenças passíveis de prevenção que mereçam vacinação, caso a mulher esteja em risco de contraí-las (por exemplo: vacina para Rubéola). Uma avaliação do marido também, em alguns casos, pode ser importante. Como exemplo de algumas doenças, o diabetes e a hipertensão arterial devem ser compensados antes de se tentar engravidar para que, assim, tanto a gestante quanto o bebê, tenham um resultado mais favorável no final da gravidez.

Nessa consulta poderão ser diagnosticadas outras doenças das quais, às vezes, a própria mulher desconhece ser portadora e, então, ela pode decidir se é um bom momento para engravidar.

Alguns hábitos, como o do tabagismo e do álcool, sem falar nas drogas lícitas e ilícitas,merecem orientação antes de a mulher engravidar.

Dentre os aspectos preventivos, a administração de ácido fólico para a mulher que deseja engravidar é uma forma de se prevenir doenças do tubo neural do bebê, e o médico poderá orientar também sobre os exames indicados em cada caso e como tomar a vitamina corretamente.



home | clínica | dr. julio elito | equipe | especialidades | localização | fale conosco
Rua Barata Ribeiro, 490 cj. 101 - Bela Vista - SP - CEP: 01308-000 - Tel.: (11) 3123-5626/ 3123-5640 - Email: atendimento@julioelito.com.br
© Copyright 2010 - CLÍNICA PROF. DR. JULIO ELITO JR - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: ZonaDigital