A qualquer momento o bebê pode nascer. O sinal mais característico de trabalho de parto é, sem dúvida, a presença de contrações (cólicas).
As contrações começam lentamente com duração aproximada de 30 segundos e intervalos de 30 minutos ou até de 10 em 10 minutos. Não devem nunca ser acompanhadas de sangramento (do tipo sangue vivo ou em quantidade grande), a não ser um sinal de sangue no finalzinho da menstruação. O intervalo entre uma contração e outra vai diminuindo até chegar ao de 5 em 5 minutos. E aí sim entra-se em trabalho de parto.
Caso a futura mamãe não sinta cólicas, mas perceba que começou a escorrer água em grande quantidade pelas pernas, é sinal de que a bolsa rompeu. Deve ir para o hospital ou ligar para seu médico para pedir orientação.
Na dúvida vá para o hospital, onde poderá ser examinada para ver se está em trabalho de parto e se o bebê está bem.
BEBÊ
Deve-se prestar atenção aos movimentos do bebê. Após as refeições deitar do lado esquerdo e observar o número de movimentos fetais. Caso ele não esteja se mexendo muito, avise ao seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois essa situação pode denotar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.