O fundo de útero atinge o umbigo na 20º semana. A pele muda bastante e podem começar surgir estrias e manchas no rosto.
Podem aparecer também acne, prurido (coceira na pele) e a linha nigra (uma linha divisória escura no abdome que passa pele umbigo).
A maioria das gestantes sente os movimentos do feto a partir da 20º semana. Movimentos fetais denotam bem-estar do bebê.
Alguns problemas que podem surgir nessa época e que devem obrigatoriamente ser comunicados ao médico: febre, sangramento (após relações, por exemplo), corrimentos, perda de líquidos pela vagina, dores de cabeça, zumbido no ouvido, insônia ou sono exagerado, nervosismo, agressividade, angústia, inchaço, coceira, dores de estômago, diarréia ou obstipação (intestino preso), queimação de estômago, problemas dentários, dor ao urinar ou dor nas costas. A partir de agora até o final da gravidez, o relato de qualquer desses sinais é fundamental para o médico.
O coração aumenta de tamanho para atender as exigência do bebê. A gengiva e o nariz podem sangrar, em virtude das modificações do aparelho circulatório.
A postura para sentar-se e dormir mudam. É preciso usar travesseiros e almofadas para ficar mais confortável.
Há incômodo para respirar devido ao aumento do útero, que vai empurrando tudo para cima e comprimindo a barriga, levando a mulher a ter vontade de urinar toda hora.
BEBÊ
Com a entrada na 17º semana, a pele do bebê ainda é bem transparente e sob ela começa a depositar a gordura que vai garantir o seu calor corpóreo.
A camada de lanugem recobre toda a pele do bebê, formando um desenho que será mais tarde os mesmo das impressões digitais. O sexo pode ser visto nitidamente na criança, que mede agora cerca de 19 cm de comprimento e pesa torno de 100g.