Coleta do Sangue do Cordão Umbilical
Nos primeiros dias da gestação o embrião não passa de 100 a 200 células iguais entre si, capazes de formar qualquer tecido ou órgão. São as células-tronco, a partir das quais o feto se desenvolve. As células-tronco são consideradas as matrizes de todas as células. Sua descoberta é um marco fundamental na medicina, devido ao seu grande poder de regenerar tecidos e órgãos.
O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco e o nascimento é uma ótima oportunidade para coletar e armazenar essa valiosa fonte de vida. Essas são células capazes de gerar outras células do corpo humano e são encontradas principalmente na medula óssea e no sangue do cordão umbilical. Também são encontradas em pequenas quantidades na corrente sanguínea.
Mais de 95 doenças já podem ser tratadas com transplantes de células-tronco, como a leucemia, problemas de metabolismo e imunodeficiências. Atualmente, são utilizadas nos procedimentos de transplantes ou na terapia celular para diversas doenças, como leucemias, linfomas, neuroblastoma e retinoblastoma.
Além dessas, já existem relatos de sua utilização no tratamento de diabetes, doenças cardíacas e derrame cerebral. A probabilidade é que 1 em cada 200 pessoas precisará de um transplante de células-tronco ao longo da vida.
São células jovens que ainda não sofreram exposição a bactérias, vírus e ao meio ambiente. Elas são 100% compatíveis com a própria criança e têm 25% de chance entre irmãos da mesma mãe e pai. Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas, garantindo uma reserva de células com capacidade de reparo.
Vantagens do armazenamento das células-tronco do sangue umbilical:
- Disponibilidade imediata para uso sem necessidade de buscar doador compatível;
- Facilidade de coleta;
- Sem restrição étnicas;
- Coleta sem risco ou dor para a gestante ou para o bebê;
- Células mais jovens;
- Não foram expostas a fatores ambientais carcinogênicos, tóxicos ou infecciosos;
- Menor custo de obtenção e disponibilização;
- Apresentam melhor potencial regenerativo.
Aplicações Terapêuticas
Atualmente, uma das principais aplicações terapêuticas das células-tronco é sua utilização em transplante nos casos de doença hematológicas. As doenças mais comuns para as quais o transplante autólogo de células-tronco é indicado são:
- Doença de Hodgkin
- Linfomas Não-Hodgkin
- Mieloma Múltiplo
- Tumores Sólidos (Neuroblastomas, Meduloblastoma, Tumor de Wilms)
As células-tronco são a base de uma nova e dinâmica área da prática médica: a Medicina Regenerativa. As perspectivas terapêuticas de utilização das células-tronco, entre outras possibilidades:
- Regeneração do Músculo Cardíaco
- Doença de Parkinson
- Doença de Alzheimer
- Tratamento de Acidente Vascular Cerebral
- Processos Degenerativos Neurológicos
- Diabetes
- Terapia Gênica
- Terapia do Câncer
- Engenharia Vascular e Neovascularização
- Regeneração de Fígado e Pâncreas.
A decisão de coletar o sangue do cordão umbilical é sempre complexa para o casal. Além das dúvidas se existe mesmo necessidade, ou o medo de não fazer tudo que está ao seu alcance para o filho (caso decida não realizar a coleta), angústia sobremaneira o casal. Sem comentar dos custos do procedimento.
É inegável o avanço da medicina nesta área e as perspectivas de tratamento com células tronco. Pelas inúmeras vantagens o governo em conjunto com a iniciativa privada começou a montar Bancos de Sangue de Células tronco. O objetivo é de vários casais doarem o sangue do cordão umbilical para se ter banco com bastante disponibilidade, o que facilitaria achar os casos compatíveis. Acredito que no futuro esta será a melhor opção, mas até lá a coleta do sangue do cordão umbilical e o seu armazenamento personalizado ainda é a forma mais segura.
|