Nutrição

Nutrição

A nossa alimentação deve possuir um equilíbrio na proporção de nutrientes. Estes nutrientes desempenham uma função específica dentro do nosso organismo, por isso, o que ingerimos é tão importante e define o funcionamento do nosso corpo. Podemos relacionar a alimentação à memória, à pele, aos cabelos, à obesidade, à dislipidemias... Alimentar-se com qualidade garante a harmonia e o sincronismo dos nossos processos orgâ -nicos. E não é tão difícil assim, basta a informação correta e disciplina, e a palavra chave é equilíbrio!

Nutrição na Gestação

Durante a gravidez, quando está sendo gerado um novo ser, a alimentação é peça fundamental . Neste período as atenções devem ser redobradas e as necessidades nutricionais devem ser respeitadas.

Necessidades Nutricionais na Gestação:

  • Energia: a recomendação é de 1600 à 2200 kcal por dia com o acréscimo de 300 kcal no segundo e no terceiro trimestre. Onde 60% desta energia devem vir de carboidratros.
  • Proteínas: recomenda-se para a gestante 60g de proteína diariamente, preferencialmente as proteínas de alto valor biológico (animais): carnes, leites e derivados, ovos.
  • Micronutrientes: são essenciais na gestação, abaixo segue o quadro de necessidades.


 

Mulheres (19-50 a)

Gestantes

% da diferença

Vitamina A (g)

700

770

10

Vitamina C (mg)

75

85

13

Tiamina e Riboflavina (mg)

1,1

1,4

27

Niacina (mg)

14

18

29

Vitamina B6 (mg)

1,3

1,9

46

Vitamina B12 (g)

2,4

2,6

8

Folato (g)

400

600

50

Ferro (mg)

18

27

50

Zinco (mg)

8

11

38

Iodo (g)

150

220

47

Selênio (g)

55

60

9

Dietary Reference Intakes, Journal of The American Dietetic Association,2001 in: Nutrição e Alimentação na Gestação – Compacta Nutrição, 2002



Polivitamínicos na Gestação

A nutrição materna durante a gravidez deve permitir uma boa evolução da gestação e garantir energia para lactação. Alguns elementos da dieta necessitam de suplementação, pois seria impossível sua ingestão em níveis adequados.

Todo mundo sabe que cuidar da alimentação é fundamental durante a gravidez. A gestante deve ter um suporte energético em torno de 3.000 calorias por dia, sendo uma porcentagem maior em carboidratos (o principal alimento para o feto é a glicose), mas também de proteínas, vitaminas e minerais.

O ferro, por exemplo, é importante para formação das hemácias. Sua baixa concentração pode levar à anemia, acarretando queda na oferta de oxigênio para o bebê. É recomendada uma suplementação de 30 mg de ferro elementar diariamente para evitar a anemia da mãe e também para o bebê formar suas próprias hemácias.

Outro mineral importante é o cálcio. O bebê requer cálcio para a formação de seus ossos e desenvolvimento muscular. Os alimentos ricos em cálcio são o leite e seus derivados, mas por melhor que seja a dieta a suplementação se faz necessária. Recomenda-se oferta de 1.000mg/dia. E esta suplementação de cálcio também diminui a ocorrência de hipertensão na gravidez.

Um elemento fundamental é o ácido fólico. E, diferentemente dos outros minerais em que a necessidade aumenta com o crescimento do bebê, o ácido fólico deve ser suplementado antes da concepção (cerca de 3 meses antes), pois será muito importante no início da gestação. Neste período ocorre a formação do bebê e níveis de ácido fólico adequados protegem o feto de malformações do sistema nervoso. Recomenda-se ingerir 5 mg/dia, além disso é importante que a gestante inclua na dieta alimentos ricos em ácido fólicos, como cereais, arroz, vegetais, legumes e laranja.

Zinco e cobre são minerais necessários para importantes reações bioquímicas e para o crescimento do bebê. Níveis baixos principalmente de zinco estão relacionados a baixo peso do bebê e também à ocorrência de parto prematuro.

Os chamados polivitamínicos encontrados no mercado não são compostos apenas de vitaminas, mas também destes elementos referidos. Toda gestante deve lembrar das orientações do seu médico, incluindo a suplementação da sua dieta. Seguindo corretamente essas recomendações, as chances da gestação evoluir de forma tranqüila e sem problemas é bem maior.



Necessidades Nutricionais na Gestação:



Podemos destacar:

  • Ferro: principais fontes são as carnes vermelhas, mas podemos encontrá-lo em todas as carnes,na gema de ovos, no feijão e leguminosas, verduras verde-escuras. 100 gr de carne vermelha – 2,6 mg de ferro e 1 e ½ concha – 1,3 mg de ferro.
  • Cálcio: principais fontes são os leites e derivados e a sua recomendação na gestação é de 1200 mg por dia. 200 ml de leite – 240mg de cálcio.
  • Fibras: são importantes para o funcionamento intestinal, controle de glicemia e saciedade. Elas devem aparecer em todas as refeições e suas fontes são: frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
  • Sódio: recomendação de 300 -500mg/ dia, o ideal é diminuir o sal do preparo da alimentação, ter cuidado com o saleiro e cuidado com alimentos industrializados.


Ganho de Peso na Gestação


Para definirmos o ganho de peso ideal de uma gestante é importante que façamos uma análise de seu IMC (índice de massa corpórea) ao engravidar e a partir daí temos:

IMC

Ganho de peso 1º trimestre

Ganho de peso Total

<19,8 = baixo peso

2,3 kg

12,5 – 18 kg

De 19,8 à 26 = normal

1,6 kg

11,5 – 16 kg

De 26 à 29 = sobrepeso

0,9 kg

7 – 11,5 kg

> 29 = obesidade

-

0,6 kg

(Institute of Medicina – 1992 Adaptado SISVAN 2004)

Orientações Gerais:

  • Alimentar-se de 3 em 3 horas: fazendo as três refeições principais e lanches intermediários;
  • Evitar doces e gorduras;
  • Ingerir de 3 – 4 porções de frutas/dia;
  • Beber bastante água pura e líquidos;
  • Não consumir bebidas alcoólicas e não fumar;
  • no caso de Náuseas e vômitos: dê preferência a alimentos secos e gelados; fracione sua refeição e não deite após as refeições;


Diabetes Gestacional

Devido aos hormônios da gestação e uma predisposição hereditária algumas gestantes podem desenvolver a diabetes gestacional. O tratamento dietoterápico muitas vezes é suficiente para o controle glicêmico.

Nestes casos as orientações são:

  • Retirar carboidratos simples: açúcar (sacarose, glicose, glucose, açúcar invertido, açúcar mascavo, mel). Substituir por adoçantes, produtos diet ou light (que não possuam no rótulo os ingredientes acima), com moderação.
  • Alimentar-se de 3 em 3 horas;
  • Frutas: no máximo 4 porções por dia e apenas 1 por refeição (porção=maçã grande);
  • Fibras: sempre!!!! Legumes, Verduras , Frutas e Cereais Integrais;
  • Manter as demais orientações para gestante;


O controle glicêmico deve ser realizado e as orientações devem ser adequadas a cada paciente.



home | clínica | dr. julio elito | equipe | especialidades | localização | fale conosco
Rua Barata Ribeiro, 490 cj. 101 - Bela Vista - SP - CEP: 01308-000 - Tel.: (11) 3123-5626/ 3123-5640 - Email: atendimento@julioelito.com.br
© Copyright 2010 - CLÍNICA PROF. DR. JULIO ELITO JR - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: ZonaDigital