Ligação das Trompas/ Vasectomia
Métodos Anticoncepcionais Definitivos: feitos por internação cirúrgica. No homem é realizada a vasectomia e na mulher a laqueadura tubárea.
Se o casal já tem filhos e deseja encerrar a prole, podemos ajudar na escolha expondo os métodos definitivos praticados na mulher e no homem. Mesmo não pretendendo ter mais filhos, hoje em dia poucos casais optam por métodos "definitivos", sabendo que podem ser irreversíveis em 70% nos homens e 80% nas mulheres; não querer filhos pode ser a decisão do casal, mas, não poder ter filhos e uma sensação frequentemente rejeitada.
Vasectomia
A vasectomia é um procedimento simples: consiste na ligadura do deferente (canal que transporta os espermatozóides do testículo para a próstata), sob anestesia local e uma incisão bilateral no escroto com extensão de mais ou menos 2 cm, que pode ser até em consultório.
É um método eficiente, após a vasectomia são necessárias 10 a 15 ejaculações para, depois, se fazer o espermograma de controle (quando não deve haver mais espermatozóides). Com este cuidado, o índice de falha é menor que 1 %, pois pode ocorrer recanalização ou haver 2 deferentes de um lado (e só ter sido ligado um).
Tem baixos índices de complicação: em menos de 1 % dos casos ocorre hematoma ou infecção. Mas, na prática, não é bem aceito pelo homem, principalmente pelo fato de a fertilidade masculina não ter prazo para terminar e porque os homens pensam que a operação pode prejudicar a virilidade.
Laqueadura Tubária
Na Laqueadura Tubária a mulher necessita de uma videolaparascopia como procedimento mínimo para se chegar as trompas e promover a laqueadura, o que pode ser feito por várias técnicas. É necessária a anestesia geral e internação no hospital.
O procedimento também é eficiente (falha de 0% a 0,8% ao ano) e os índices de complicações podem chegar a 6% (hemorragia da trompa ou parede abdominal, lesões de arterias, de bexiga e infecções).
A laqueadura tubária poderá, no entanto, ser realizada por ocasião de outra cirurgia, como uma plástica, por exemplo. Pelo fato de a maior parte do processo de reprodução ocorrer no organismo feminino e também porque a menopausa (que se estabelece, em média, aos 50 anos) significa que a fertilidade cessou, a laqueadura tubárea é mais bem aceita pela mulher. Mas, como existem métodos temporários, confortáveis e eficientes, muitos casais que não querem mais filhos acabam optando por estes, contornando os impasses e duvidas inerentes aos métodos definitivos.
|