Nos primeiros 15 dias do ciclo menstrual, o útero está sendo preparado para recepcionar o futuro bebê. A camada interna do útero (endométrio) torna-se espessa e ricamente vascularizada pela ação dos hormônios produzidos pelos ovários. O oócito já está quase pronto para abandonar o ovário e seguir pela trompa ao encontro dos espermatozóides, para ser fecundado.
Na terceira semana do ciclo menstrual, o embrião em desenvolvimento parte da trompa em direção ao útero. No final desta semana ou o início da próxima vai começar o processo de implantação do embrião no útero. Durante esse processo pode haver um pequeno sangramento vaginal, mas não é nada grave. Muitas mulheres nem se dão conta de que a implantação está começando.
No final da quarta semana do ciclo menstrual, começam a surgir os primeiros sinais de gravidez. Alguns deles são muito semelhantes aos que se costuma sentir na fase pré-menstrual, como cansaço, sensibilidade mamária e alterações de humor.
No primeiro mês, a mulher tem que se dedicar a hábitos saudáveis para que proporcione ao bebê todo os nutrientes de que ele precisa. Deve fazer uma dieta rica em frutas e vegetais, procurar praticar exercícios regularmente, sob orientação médica, ingerir pelo menos um litro de água e consumir leite e derivados diariamente.
BEBÊ
No final da quarta semana, assim que o embrião entra na cavidade uterina, inicia-se a fase de implantação, ou seja, o futuro bebê vai procurar o melhor lugar do revestimento para se instalar.
Essas células dividem-se em dois grupos – um para formar a placenta e outro para formar o bebê.