A lombalgia é conceituada como um sintoma que afeta a parte mais baixa do dorso e a prega do glúteo, podendo irradiar-se para os membros inferiores.
Cerca de 50 a 80% das gestantes relatam dor na coluna lombar em algum momento da gravidez. O risco das gestantes apresentarem dores nas costas é quase 14 vezes maior que o das mulheres não grávidas. Muitas delas apresentam prejuízos de suas atividades domésticas e profissionais.
Contudo a fisioterapia pode auxiliar e minimizar muito destes desconfortos através de alongamentos, fortalecimento,relaxamento muscular, acupuntura e orientações posturais para serem utilizadas nas atividades de vida diária.
Estas atividades realizadas com freqüência regular em intensidade moderada são benéficas a saúde da gestante, podendo não só melhorar a lombalgia, como também proporcionar mais disposição para as atividades normais.
Preparo do Períneo
Períneo é a região do corpo humano que começa, para as mulheres na parte de baixo da vulva e estende-se até o ânus, tendo como forma um losango.
A massagem no períneo no período pré-natal tem-se mostrado eficaz na prevenção da necessidade da episiotomia e na diminuição das lacerações que a mulher pode ter durante o parto vaginal.
Essa técnica é usada para ajudar no alongamento/flexibilidade e preparar a pele do períneo para o parto.
Essa massagem não vai apenas preparar o tecido do seu corpo, mas vai também permitir que você conheça e aprenda sobre as sensações do parto e como controlar esses poderosos músculos. Este conhecimento a auxiliará ao preparar-se para dar à luz ao seu bebê. O conhecimento do que você sente nessa região do corpo vai ajudá-la a manter-se relaxada e a relaxar o períneo no parto e também durante outros exames vaginais que tenha que fazer em sua vida.
Existem exercícios que podem estar auxiliando no preparo da musculatura pélvica, facilitando a hora do parto. A realização da mobilização da pelve sobre o quadril: antiversão / retroversão, exercícios de contração longa e contração forte e rápida, variando em posicionamento e associando à respiração (CALAIS-GERMAIN, 2005).