Mídia / Opinião

Opinião

Reflexões sobre o Outubro Rosa


Publicado em: 05/10/2015


fjrigjwwe9r1JULIO_NOTICIAS:texto

Reflexões sobre o Outubro Rosa

 No decorrer do Outubro Rosa surgem reflexões sobre a importância do check up ginecológico.

 Qual a importância de se realizar uma consulta anual no ginecologista?

A principal resposta a esta pergunta é a prevenção do câncer ginecológico.

Na consulta periódica o exame clínico da palpação das mamas, o exame abdominal, o toque  e o exame especular, podem detectar inúmeras doenças.

Para ampliar a prevenção o ginecologista solicita exames como o  papanicolaou (Colpocitologia Oncótica) essencial para prevenção do câncer do colo do útero  e também para o diagnóstico da infecção pelo vírus  HPV que é o precursor do câncer.

A mamografia é empregada a partir dos 40 anos  para detecção precoce do câncer de Mama. Nas mulheres com antecedente familiar de câncer de Mama a prevenção é mais precoce a partir dos 35 anos.

A ultrassonografia transvaginal  é útil na detecção do câncer de ovário e na investigação de patologias uterinas como mioma, pólipos e adenomiose. É útil no diagnóstico de cistos ovarianos e na identificação da endometriose.

A consulta anual ao ginecologista não fica restrita apenas na prevenção do câncer ginecológico. Nesta oportunidade é avaliado o melhor método anticoncepcional que o casal esteja motivado.

Nesta consulta é conversado sobre o planejamento de uma gravidez, sobre os riscos da maternidade tardia e das possíveis dificuldades de engravidar após os 35 anos.

Na consulta pode-se identificar  as mulheres  que estão entrando na menopausa e todos os sintomas que acompanham  este período.

Além disto na consulta e no exame físico o ginecologista pode identificar doenças como anemia, pressão alta, problemas da tiréoide, distúrbios hormonais, corrimentos, infecções urinarias e alterações da sexualidade.

Enfim, na consulta podem ser sanadas muitas angústias e dúvidas e nada melhor para quem tem tantas responsabilidades ( lar e trabalho) do que se cuidar.

home | clínica | dr. julio elito | equipe | especialidades | localização | fale conosco
Rua Barata Ribeiro, 490 cj. 101 - Bela Vista - SP - CEP: 01308-000 - Tel.: (11) 3123-5626/ 3123-5640 - Email: atendimento@julioelito.com.br
© Copyright 2010 - CLÍNICA PROF. DR. JULIO ELITO JR - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: ZonaDigital