Reflexões sobre o Outubro Rosa
Publicado em: 06/11/2014
fjrigjwwe9r1JULIO_NOTICIAS:texto Reflexões sobre o Outubro Rosa
Após o mês Outubro Rosa surgem reflexões sobre a importância do check up ginecológico.
Qual a importância de se realizar uma consulta anual no ginecologista?
A principal resposta a esta pergunta é a prevenção do câncer ginecológico.
Na consulta periódica o exame clínico da palpação das mamas, o exame abdominal, o toque e o exame especular, podem detectar inúmeras doenças.
Para ampliar a prevenção o ginecologista solicita exames como o papanicolaou (Colpocitologia Oncótica) essencial para prevenção do câncer do colo do útero e também para o diagnóstico da infecção pelo vírus HPV que é o precursor do câncer.
A mamografia é empregada a partir dos 40 anos para detecção precoce do câncer de Mama. Nas mulheres com antecedente familiar de câncer de Mama a prevenção é mais precoce a partir dos 35 anos.
A ultrassonografia transvaginal é útil na detecção do câncer de ovário e na investigação de patologias uterinas como mioma, pólipos e adenomiose. É útil no diagnóstico de cistos ovarianos e na identificação da endometriose.
A consulta anual ao ginecologista não fica restrita apenas na prevenção do câncer ginecológico. Nesta oportunidade é avaliado o melhor método anticoncepcional que o casal esteja motivado.
Nesta consulta é conversado sobre o planejamento de uma gravidez, sobre os riscos da maternidade tardia e das possíveis dificuldades de engravidar após os 35 anos.
Na consulta pode-se identificar as mulheres que estão entrando na menopausa e todos os sintomas que acompanham este período.
Além disto na consulta e no exame físico o ginecologista pode identificar doenças como anemia, pressão alta, problemas da tiréoide, distúrbios hormonais, corrimentos, infecções urinarias e alterações da sexualidade.
Enfim, na consulta podem ser sanadas muitas angústias e dúvidas e nada melhor para quem tem tantas responsabilidades ( lar e trabalho) do que se cuidar. |